GOIABA, do termo indígena “Aruaque”

A goiabeira – árvore frutífera que produz goiaba – é uma espécie perene, de media estatura com troncos curvilíneos e fortes. A goiabeira, originalmente produz uma vez ao ano. Com técnicas de poda e manejo, consegue-se mais do que uma produção. É perene porque produz pelo tempo que estiver plantada. Originária da América Latina, ela se reproduz naturalmente em diversas regiões, concentrando-se no Brasil, especialmente, as de polpa vermelha. Importante ressaltar que não há goiabas modificadas geneticamente, ou seja, não existem plantas ou frutos com alterações em seu DNA, há não serem as modificadas de forma natural e espontâneas pela própria natureza, desta forma, existem goiabas com polpas de várias tonalidades, como: roxa, branca, amarela, rosa e a vermelha.

Goiaba Paluma, a mais vermelha!

Viva a nossa Goiaba! Uma fruta completa.

A goiaba é uma fruta com aroma característico ao seu sabor, cítrico e levemente adocicado, suas formas podem se apresentar arredondadas ou mesmo ovaladas dependendo da sua classificação. Encontramos tipos com a superfície ou casca lisa e também levemente enrugada, amarela ou esverdeada e a polpa é macia quando madura, possui sementes nos seus interiores igualmente comestíveis. No quesito, produção de goiabas, o Brasil é o maior produtor mundial de goiaba com polpa vermelha com ótimo rendimento industrial, despontando também para as produções orgânicas. A variedade PALUMA, com a polpa mais vermelha de todas é a mais conhecida. Depois de selecionada, pelo pesquisador brasileiro, Professor Eng.º Agrônomo, Fernando Mendes Pereira, desde 1986, vem sendo reproduzida em escala pelo sistema vegetativo, desde então, uniformizando os pomares de goiaba no Brasil.

goiabas

A goiaba é uma fruta excelente para consumo in natura e excelente por não perder o seu valor quando processada ou transformada, método utilizado para o melhor aproveitamento da temporada de colheita da fruta. Ela pode ser manipulada em forma de doces como goiabada, em compotas, geleias, pode também ser servida em tortas ou sucos refrescantes nos dias de calor. Rica em vitaminas e minerais a goiaba ultrapassa as taxas regulares de vitamina C, seus números atingem de 180 a 300 miligramas da vitamina por cem gramas de fruta, mais do que a laranja e o limão, sem a mesma acidez dessas frutas. Essa característica permitiu que a goiaba substituísse o tomate em receitas salgadas ou agridoces como molhos, temperos e acompanhamentos.

+ LICOPENO + VITAMINA C + FIBRAS

Além da vitamina C, a goiaba também é campeã em outro aditivo, o Licopeno, popular por estar presente no tomate e em frutos de coloração avermelhada. O Licopeno é um potente antioxidante conhecido pela sua ação protetora contra os radicais livres, oxidantes que causam envelhecimento, retardando a oxidação o que contribui para a prevenção de tumores e outras doenças. Além desse benefício, a goiaba apresenta quase zero em gorduras e baixa taxa de açúcares, ela ainda contém vitaminas A, do complexo B, sais minerais, fósforo e ferro, betacarotenos, cobre, zinco e selênio. Auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos e dentes, condiciona os músculos cardíacos e melhora a cicatrização, aumenta o viço da pele, retarda o envelhecimento e ajuda no fortalecimento a resistência física. Uma fruta completa e saborosa que a cada dia expande seu uso e sua fórmula, assumindo o status de planta ecologicamente correta onde nada em sua composição se perde.

thefruitpages1

Após anos de dedicação e estudos nos dois tipos de goiabas, a Vermelha e a Rosa, identificou-se que um instituto de pesquisa nos EUA (NUTRICION ACTION HEALTH LETTER) www.thefruitpages.com , mostra  a goiaba ROSA como a melhor fruta pelos seus valores nutricionais equilibrados, mais do que as outras frutas. A medalha de Ouro das frutas. Isso significa que ela carrega quantidades significativas de diversas substancias vitamínicas  importantes para a saúde. Fato que alegrou muito aos produtores por saber o grande diferencial das goiabas. Mas isso era na goiaba pink, a ROSA. A alegria foi maior ainda quando se constatou que a nossa goiaba, as VERMELHAS, não só possuia as mesmas quantidades de vitaminas com o dobro do teor de licopeno. O corante do grupo dos carotenoides, muito eficiente no combate dos radicais livres. Os radicais livres são os responsáveis por alterar o DNA das células e desencadear o processo cancerígeno. Portanto, as goiabas vermelhas são superiores às goiabas pinks, desta forma, podemos considerar que a sua medalha é + que Ouro! Ou seja, mais licopeno, maior capacidade de prevenção quimioterápica nas células cancerígenas. Nosso organismo não é capaz de sintetizar o licopeno, sendo assim, é necessária uma dieta de alimentos que contenham essa substância e a goiaba vermelha tem de sobra. A prevenção do câncer, no consenso dos especialistas, ainda é a melhor solução para a luta contra essa doença. Essa substância é capaz de fortalecer o sistema imunológico, estimulando o combate às células malignas.

Efeito do processamento industrial da goiaba nos teores de licopeno e Beta-caroteno.

Acreditamos e amamos nossa história e as nossas Goiabas!

Desde 1992 quando dois amigos montaram um dos primeiros viveiros especializados  em mudas de goiabas vermelhas no Brasil na cidade de Brotas, uma cidade pacata no interior paulista, reforçou a verdadeira paixão por essa fruta tão maravilhosa.

A certeza de que cultivavam uma fruta tão completa em vitaminas e com tantas outras qualidades, os fizeram alimentar o propósito que se mantém até hoje: fazer com que o maior número de pessoas conheçam a goiaba, se apaixonem, saibam seus valores nutricionais, entendam o quão benéfica ela é para nossa saúde tendo todas estas propriedades antioxidantes e anticancerígenas. A medalha de ouro de todas as frutas.

Embora nossas goiabas sejam populares, muito apreciadas por nós brasileiros e produzirem espontaneamente em muitos quintais e ruas por ai a fora, nem todos conhecem seu rico valor nutricional e todo seu benefício. Sempre que falamos de Goiaba para brasileiros, a primeira lembrança sempre é o doce de goiaba, as tradicionais Goiabadas. Muito antes do sabor da fruta in natura, que para os que a conhecem de forma nativa, lembra-se primeiramente do famoso “bichinho” da goiaba e que acaba desmerecendo e maculando suas qualidades nutricionais.

Graças à todas essas constatações, hoje em dia, é possível consumi-las de muitas outras maneiras além dos doces tradicionais. Isto é, o sonho de transformar as nossas goiabas vermelhas  em uma fonte alternativa de alimentos saudáveis, sustentáveis e expandir a variedade de produtos para que mais e mais pessoas tenham acesso, com certeza, tornará o Brasil o maior produtor de goiabas vermelhas do mundo, tornando o sonho em realidade.

Nossa Goiaba de Ouro!

...Então, o sonho tornou-se realidade

Em 1999 surgiu a 1ª receita agridoce de goiaba do mundo: o molho ketchup SEM TOMATES, somente com polpa de goiabas vermelhas… agora já vamos para uma outra história… a do primeiro ketchup de goiabas vermelhas do mundo…

Rolar para cima