UM SONHO QUE VIROU REALIDADE!
MOLHO KETCHUP SEM TOMATES!
A admiração e a consciência ambiental que a qualidade das goiabas vermelhas nos trouxe, também nos motivou a criação da marca GUAVA GOLD. Embora nascida recentemente em relação à época em que os goiabais não tinham a padronização das frutas por ser oriunda de mudas de semente, manifestando a forte variação genética das plantas, a produção tinha uma característica extrativista, e pelas plantas serem conduzidas como “plantas nativas”, sem muita técnica, a sua produção não tinha padrão, misturando varias colorações de polpa. O que não contribuía com as indústrias na sua padronização dos doces, além de a produtividade baixa, não agregava valor aos produtores. Conhecer mais a goiaba, só foi possível, por meio de indicações pesquisas e muito estudo, queríamos muito mais do que somente formar as mudas de goiabeiras. A convicção era de buscarmos ser os melhores do mundo. Permanecemos na busca e nunca deixamos de acreditar, se especializando cada vez mais nos conhecimentos sobre as nossas goiabas. Com esse resultado em mãos e uma perspectiva cada vez mais positiva de crescimento para as nossas goiabas, a convicção de que poderíamos chegar ao objetivo inicial e conquistar o mercado nacional e internacional aumentava.
Ou seja, fazer a diferença e provar ao mundo todo o valor que a goiaba brasileira tem. Como essa iniciativa se deu originalmente em Brotas/SP, onde o turismo aventureiro da cidade se representa e ostenta, a goiaba tem seu papel como fruto da região do cerrado. A primeira proposta então foi tirar a ideia comum de que a fruta só comporta pratos doces, queríamos inovar, diferenciar e criar uma disrupção no seu uso. Em 1999 surgiu a 1ª receita agridoce de goiaba o molho ketchup SEM TOMATES, somente com polpa de goiabas vermelhas do mundo. O GUATCHUP, a primeira marca lançada, era uma inovação aqui e muito mais fora do Brasil, mesmo tendo o ketchup de tomates como um suposto concorrente, que além de ser, até então o único molho vermelho, e sendo as grandes indústrias bastante ostensivas, seguimos com pesquisas e viagens por diversos países como, Estados Unidos da América, Japão, França, entre outros, participando de feiras e eventos ligados a alimentação, apresentando o Ketchup de goiaba como a “inovação” e tendo como resultado uma grande aceitação no ranking de excelência entre os consumidores. Recebemos proposta para produção em alta escala por uma grande empresa do mercado de molhos, com consideráveis investimentos, e produção em larga escala, mas nunca tivemos a intenção de criar ou distribuir produtos industrializados de baixa qualidade ou que não contenha como promovemos a quantidade ideal do seu ingrediente base (goiaba) para levar o nome de ketchup de goiaba. Portanto, sabemos da responsabilidade que temos com nosso objetivo e não é uma afirmação sem fundamentos nossa convicção
Cultivadas com métodos orgânicos, respeitando o equilíbrio natural do ecossistema de produção e plantio onde tudo é aproveitado.
Optamos por manter uma produção de qualidade, com sabor e jeitinho de interior, o nosso ketchup de goiaba é muito saudável e saboroso e por isso não abrimos mão dele.
Após longos caminhos e muitas histórias para contar, desde 2015 retomamos a produção com a marca “GUAVA GOLD”, agora independente e com produtos 100% a base de goiabas de plantação própria com medalha “+ do que Ouro”, as brasileiras. Cultivadas com métodos orgânicos, procuramos respeitar o equilíbrio natural do ecossistema de produção e plantio onde tudo é aproveitado. Temos em livre pastagem carneiros e galinhas que contribuem para o ciclo da goiaba que não podemos aproveitar. Diferentemente das frutas não nativas a goiaba cresce e produz em larga escala em nosso território, a abundancia proporcionada pelo clima tropical faz toda a diferença para o sabor e a qualidade dos frutos.